Paróquia de São Tiago dos Marrazes : Notícia: Linhas de acção para 2020-2021 na paróquia

Linhas de acção para 2020-2021 na paróquia

O Biénio que iniciamos deverá trazer nova vitalidade à vida da comunidade cristã da paróquia dos Marrazes. Esta vitalidade está diretamente relacionada com a revitalização de algumas das estruturas, grupos, movimentos e dinamismos paroquiais. Desejamos que a mudança das estruturas traga consigo a mudança das mentalidades e dos hábitos adquiridos.
Mudar é sempre um risco. É mais cómodo ficar na “zona de conforto” muitas vezes confundida com o apego ao passado e às seguranças de experiências feitas e que, em outros tempos, deram bons resultados. Não é de ignorar o desejo que em honrar os antepassados quando não se arrisca na mudança. Mas mudar não é pôr em causa a história passada nem as pessoas; pelo contrário, é dar-lhes continuidade e, de alguma forma, é mesmo dar crédito ao passado. Só muda quem está a caminho do futuro e assume de forma livre o passado percorrido. É sinal de inteligência e sinal de firmeza rasgar novos caminhos e romper novas veredas.
Assumindo os riscos da novidade e fiéis aos ensinamentos do passado, propomo-nos dotar a paróquia dos Marrazes com uma nova fisionomia e um novo rosto, que deixe transparecer a particularidade própria de uma paróquia situada em meio urbano. A Eucaristia, tema para os próximos dois anos, será a linha que dará moldura ao caminho e será o Sacramento da vida que queremos viver. Dela partiremos e nela nos transformaremos, de forma que ela nos defina e seja a identidade da nossa vida cristã.
Alguns desafios imediatos tornarão possível este caminho. Para tanto, queremos desde já formar novo Conselho Pastoral Paroquial; refazer as comissões das várias igrejas; renovar o Conselho Económico Paroquial; Cuidar e reestruturar a Pastoral Social Paroquial; Prosseguir com a renovação da Catequese Paroquial; Constituição de Equipa Litúrgica que dinamize os leitores, acólitos, grupos corais e celebrações eucarísticas; dinamização da Equipa de Pastoral Familiar e dinamização da equipa de Pastoral Vocacional; estudar caminhos de organização da Pastoral Juvenil e finalmente, oferecer espaços e momentos de reflexão e catequização de adultos.  Neste caso iremos experimentar neste biénio a publicação mensal de catequeses sobre a Eucaristia, seguindo as reflexões do Papa. Estas catequeses serão publicadas em fascículos.
Mais há ainda para fazer, sabemo-lo bem, mas no imediato estas são as principais apostas que queremos concretizar neste biénio iluminando todos estes desafios com a luz proveniente da Eucaristia.
O calendário que se segue apresenta as principais atividades da paróquia, da diocese e da vigararia. Será o guia que nos conduzira à luz da verdade.