Paróquia de São Tiago dos Marrazes : Notícia: Mes das almas

Mes das almas

O mês de Novembro é tradicionalmente dedicado à memória e à oração dos que ja morreram: é o mês das almas. Não se trata de forma alguma de uma iniciativa masoquista pela qual se pretenda que os fieis chorem ou recordem de form triste e tarumática os seus familiares. Trata-se antes de uma afirmação da fé. Rezar pelos que morreram é afirmar a sua prtesença e a sua vida para lá deste mundo. Como diz o livro dos Macabeus "será em vão rezar pelos mortos, se eles estiverem mesmo mortos". O nosso tempo e a nossa sociedade cada vez mais afirma o fim da vida depois de morrer. A morte é assinalada como fim e nada mais há. Pois os crentes acreditam que os mortos continuam, vivos e não terminaram os seus dias. Recorda-los, rezar por eles, visita-los é afirmar esta fé e esta crença. Que este mês reaviva a nossa fé e nos traga a certeza do que acreditamos. Não deixe de ter uma atenção especial para com os seus familiares falecidos.