Paróquia de São Tiago dos Marrazes : Para refletir o Domingo

Para refletir o Domingo

O convite que fazemos à comunidade paroquial dos Marrazes, e não só, através no nosso site, é que ao longo da cada semana vamos saboreando o Dia do Senhor, “O Domingo”

Além  das leituras de cada domingo são indicados tópicos e pistas para reflexão. A proposta é continuarmos a caminhar ao longo da semana, vivenciando a celebração litúrgica no dia a dia.

ANO C

(HES)

15º Domingo do Tempo Comum

Is 55,10-11 /Salmo 64 / Rom 8,18-23 / Mt 13,1-23

Tudo o que Deus criou tem uma função, uma missão: A água que cai do céu rega a terra antes de voltar ao céu; o ser humano que começa hoje o Reino de Deus, com a consciência de que o que faz influencia toda a Criação.

As dificuldades, os sofrimentos vividos nesta passagem terrena valerão pela plenitude alcançada no céu, nas palavras de Paulo. Porém, começar hoje a viver o Reino depende também do modo como o nosso coração compreende ou não a Palavra: se “recebeu a semente ao longo do caminho”, se “recebeu a semente em sítios pedregosos”, se “recebeu a semente entre espinhos” ou se “recebeu a palavra em boa terra”.

Para refletir: Como posso ser boa terra?

14º Domingo do Tempo Comum

Zac 9,9-10 / Salmo 144 / Rom 8,9.11-13 / Mt 11,25-30

O louvor a Deus está presente na Palavra deste Domingo. Jesus louva a Deus que é também louvado no Salmo. Louvar a Deus é reconhecê-lO como Senhor e Criador. Só sendo pequeninos teremos disponibilidade interior para aprender de Jesus a louvar a Deus.

No Evangelho, Jesus faz um convite a cada um de nós: entreguemos-Lhe a nossa carga e recebamos a dEle. Com Ele tudo é mais leve, mais fácil.

Para refletir: Se com Ele tudo é mais fácil por que me custa tanto aderir à Sua vontade?