Paróquia de São Tiago dos Marrazes : Para refletir o Domingo

Para refletir o Domingo

O convite que fazemos à comunidade paroquial dos Marrazes, e não só, através no nosso site, é que ao longo da cada semana vamos saboreando o Dia do Senhor, “O Domingo”

Além  das leituras de cada domingo são indicados tópicos e pistas para reflexão. A proposta é continuarmos a caminhar ao longo da semana, vivenciando a celebração litúrgica no dia a dia.

ANO C
(HES)

31º Domingo do tempo comum

Sab 11,22-12,2 / Salmo 144 / 2 Tes 1,11-2,2 / Lc 19,1-10

Na Palavra deste Domingo, a figura de Zaqueu adquire relevância pelo seu desejo de querer ver quem era Jesus. Um homem mal querido pelos restantes por trabalhar para os ocupantes deixa-se levar pela curiosidade mas responde afirmativa e alegremente ao chamamento de Jesus: "«Zaqueu, desce depressa, que Eu hoje devo ficar em tua casa». Ele desceu rapidamente e recebeu Jesus com alegria".
Esta é uma Palavra de alegria reforçada pelo Livro da Sabedoria que nos reconforta dizendo: "De todos Vos compadeceis, (...) para que se arrependam."
Cada um de nós é pequenino como Zaqueu mas, movidos pelo desejo de conhecer Jesus, seremos capazes de dizer o sim no nosso dia a dia e de dar muito do que temos.

Para refletir: Se Deus todos ama, como não há de amar-me?
                     Se Deus todos ama, como posso fazer para amar todos no meu dia a dia?