Paróquia de São Tiago dos Marrazes : Para refletir o Domingo

Para refletir o Domingo

O convite que fazemos à comunidade paroquial dos Marrazes, e não só, através no nosso site, é que ao longo da cada semana vamos saboreando o Dia do Senhor, “O Domingo”

Além  das leituras de cada domingo são indicados tópicos e pistas para reflexão. A proposta é continuarmos a caminhar ao longo da semana, vivenciando a celebração litúrgica no dia a dia.

ANO B

(HES)

3º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Jonas 3,1-5.10 / Salmo 24  / 1 Coríntios 7, 29-31 / Mc 1,14-20

As leituras deste dia são um apelo à ação e a não adiar decisões. O convite claro é à conversão e a agir conforme a vontade do Senhor.

Para refletir:

Eu, mais do que os outros que critico ou olho de lado, tenho que ser vida convertida.

O que tenho que deixar na minha vida atual?

2º DOMINGO DO TEMPO COMUM

1 Sam 3, 3b-10.19 / Salmo 39 / 1 Cor 6,13c-15a.17-20 / Jo 1,35-42

A liturgia deste Domingo mostra-nos diferentes formas de se ser chamado, da alegria que a adesão ao Senhor traz e da necessidade interior de transmitir essa alegria: Samuel, André e um companheiro, Simão Pedro.

E nós? Como escutamos o chamamento do Senhor? Como escutamos a Sua voz no nosso dia a dia de trabalho, relações pessoais, múltiplos afazeres, oração…?

Para refletir: Em cada dia, reconhecer um momento em que escutei a voz do Senhor na/para a minha vida.

Batismo do Senhor

Is 55,1-11 / Salmo 28 / 1 Jo 5, 1-9 / Mc 1,7-11

No Batismo do Senhor, manifesta-se a Trindade.

Jesus, ao tomar a condição humana, assume-se como um de nós, também ao receber o batismo de João. Porém, Deus Pai e Deus Espírito Santo confirmam-nO como Deus Filho.

E é este Batismo do Espírito Santo que nos marca à entrada da família cristã.

A maioria de nós não recorda o próprio Batismo. Muitos temos fotos ou outras imagens. Mas o que importa é que o Batismo não tenha sido apenas um rito cumprido mas que seja Vida que está a ser vivida com Cristo.

Para refletir: Como vivo na família, no trabalho, na amizade, na sociedade a graça do meu Batismo?

EPIFANIA DO SENHOR

Is 60,1-6 / Salmo 71/ Ef 3,2-3a.5-6 / Mt 2,1-12

A luz revela-se a toda a humanidade e é para todos os que a querem acolher.

A Jerusalém da 1ª leitura revela-se hoje na Igreja a que todos podem acorrer, a que todos são chamados.

Mas:

- como me posiciono na Igreja? Sinto-me parte da comunidade ou sou observador/a externo/a?

- deixo-me levar pelas atitudes dos Herodes da atualidade?

- tal como os magos, estou atento/a aos sinais que me conduzem a Belém? Como sei que esses são os sinais certos?

FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA DE JESUS, MARIA E JOSÉ

Sir 3,3-7.14-17a / Salmo 127 / Col 3, 12-21 / Lucas 2,22-40

Os textos desta liturgia falam-nos da convivência. Tomando a família como ponto de partida, e sobretudo a relação filial, na primeira leitura, compreendemos como honrar, respeitar, servir e ser caridoso para com os pais tem consequências tão positivas, como ser atendido nas orações ou ter vida longa, do mesmo modo que obedecer ao Senhor ou sentir o temor de Deus tem reflexo nas relações com o pai ou a mãe. Mas Paulo alarga o círculo e incentiva-nos a termos sentimentos de compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência uns com os outros e reforça mais uma vez as relações familiares, sempre em nome de Cristo. O Evangelho mostra-nos um episódio em que o Menino é reconhecido pelos velhos Simeão e Ana. E são estes anciãos que revelam a Maria e José pedaços do Seu futuro. Mas são Maria, José e Jesus que irão viver a sua vida familiar na Sua terra de origem, Nazaré, onde Jesus irá crescer com saúde e em graça.

Para refletir: Como vivo as minhas relações familiares: com os meus pais, o meu cônjuge, o/s meu/s filho/s, os mais velhos da família?

Ao longo da semana, vou estar atento/a aos meus sentimentos e viver sentimentos de compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência para com os outros.

Natal do Senhor

530ab5cb76a0f3e98eb031202638bdc7b8539af7.jpg