Paróquia de São Tiago dos Marrazes : Para refletir o Domingo

• topo

Para refletir o Domingo

O convite que fazemos à comunidade paroquial dos Marrazes, e não só, através no nosso site, é que ao longo da cada semana vamos saboreando o Dia do Senhor, “O Domingo”

Além  das leituras de cada domingo são indicados tópicos e pistas para reflexão. A proposta é continuarmos a caminhar ao longo da semana, vivenciando a celebração litúrgica no dia a dia.

ANO C
(HES)

2º Domingo do Tempo Comum

Is 49,3.5-6 / Salmo 39 / 1 Cor 1,1-3 /  Jo 1,29-34

Jesus veio, de facto, para fazer a vontade de Deus Pai. E João apresenta-O como Aquele que É implicitamente ungido do Espírito de Deus. Estas duas vertentes marcam toda a vida apostólica de Cristo: servir a Deus e ser Filho Amado de Deus.

Também Paulo, na segunda leitura, se afirma  escolhido por Deus para aquela missão e afirma tê-la assumido plenamente: "fazer a Sua vontade".

Para refletir: E eu? sinto que o Espírito está em mim e predisponho-me a fazer a vontade do Pai?
                     Como posso fazer a vontade do Pai nas pequenas coisas do dia a dia?
Procuro estar com atenção ao longo da semana e perceber como faço a vontade de Deus na família, na escola/no trabalho, junto dos amigos, nas relações sociais...

FESTA DO BATISMO DO SENHOR

Is 42,1-4.6-7/ Salmo 28 /Actos 10, 34-38 /  Lc 3,15-16.21-22

Depois de mergulhados com Cristo nas águas do Batismo, sentimo-nos prontos a mergulhar nas águas da nossa realidade quotidiana?

EPIFANIA DO SENHOR

Is 60,1-6 / Salmo 71/ Ef 3,2-3a.5-6 / Mt 2,1-12

A luz revela-se a toda a humanidade e é para todos os que a querem acolher.

A Jerusalém da 1ª leitura revela-se hoje na Igreja a que todos podem acorrer, a que todos são chamados.

Mas:

- como me posiciono na Igreja? Sinto-me parte da comunidade ou sou observador/a externo/a?

- deixo-me levar pelas atitudes dos Herodes da atualidade?

- tal como os magos, estou atento/a aos sinais que me conduzem a Belém? Como sei que esses são os sinais certos?

530ab5cb76a0f3e98eb031202638bdc7b8539af7.jpg