Paróquia de São Tiago dos Marrazes : Para refletir o Domingo

Para refletir o Domingo

O convite que fazemos à comunidade paroquial dos Marrazes, e não só, através no nosso site, é que ao longo da cada semana vamos saboreando o Dia do Senhor, “O Domingo”

Além  das leituras de cada domingo são indicados tópicos e pistas para reflexão. A proposta é continuarmos a caminhar ao longo da semana, vivenciando a celebração litúrgica no dia a dia.

ANO C

(HES)

27º Domingo do Tempo Comum (4 outubro)

Is 5, 1-7 /  Salmo 79 / Filip 4, 6-9 / Mt 21, 33-43

A vinha do Senhor é a imagem que nos é proposta este Domingo para falar de nós. Cada um de nós é uma pequena videira que Deus plantou, acarinhou e de que espera muito fruto. E que resposta lhe damos: “Muita parra e pouco uva”? ou vamos dando esgalhos com mais ou menos bagos, mais ou menos doces?

Que respostas concretas damos com as nossas vidas? Procuramos ativamente Deus em tudo e em todos numa oração constante que é a nossa vida ou entregamo-nos a umas orações repetitivas sem devoção ou procura de intimidade com Deus? Acolhemos o Outro que cruza a nossa vida, a começar pelas pessoas da nossa família, ou estamos sempre prontos a apontar o dedo, a dizer mal, a lamentarmo-nos pelo que não temos?

Para refletir: Avaliar em cada dia que vinha fui capaz de ser e como posso dar uvas em abundância.

28º Domingo do Tempo Comum (11 outubro)
Is 25, 6-10a / Salmo 22 / Filip 4, 12-14. 18-20 / Mt 22, 1-10

"O Senhor é meu pastor: nada me falta" e este consolo vivido no quotidiano das nossas vidas, na minha vida é uma realidade. É o Senhor que nos estende a mão, que nos ampara que nos basta com o essencial. Assim poderemos dizer como Paulo que somos capazes de viver com muito e com pouco, na certeza de que Deus dará. Não é ficar tolamente à espera que tudo nos caia do céu mas esperar com a confiança de que Deus é bom Pai e boa Mãe. É saber que a cada instante Deus nos chama para o banquete diário da nossa vida e que podemos rejeitar esse chamamento ou corresponder-lhe com as condições próprias de cada um de nós.

Para refletir: Em cada dia, com a certeza do Amor de Deus, apreciar se correspondi ao convite para o banquete.

29º Domingo do Tempo Comum (18 outubro)

Is 45,1.4-6 / Salmo 95 / 1 Tes 1,1-5b / Mt 22,15-21

A Palavra deste Domingo ajuda-nos a perceber a nossa própria perplexidade perante os acontecimentos do dia a dia e a compreender que um cristão, sendo um cidadão, deve exercer a cidadania como gente de Cristo.

30º Domingo do Tempo Comum (25 outubro)
Êx 22,20-26 / Salmo 17 / 1Ts 1,5c-10 / Mt 22,34-40

E para cada um de nós, qual é o maior mandamento? Será que mostramos com as nossas vidas que é "Amar a Deus sobre todas as coisas"?

E será que amamos os outros como a nós mesmos?