Paróquia de São Tiago dos Marrazes : Para refletir o Domingo

Para refletir o Domingo

O convite que fazemos à comunidade paroquial dos Marrazes, e não só, através no nosso site, é que ao longo da cada semana vamos saboreando o Dia do Senhor, “O Domingo”

Além  das leituras de cada domingo são indicados tópicos e pistas para reflexão. A proposta é continuarmos a caminhar ao longo da semana, vivenciando a celebração litúrgica no dia a dia.

ANO C

(HES)

Domingo de Ramos

Is 50,4-7 / Slmo 21  /  Fil 2,6-11 / Mt 26,14 - 27,66

À entrada triunfal em Jerusalém, em que Jesus é saudado pela multidão que O idolatra, segue-se a paixão e a Sua morte. Jesus,o discípulo que tem a palavra certa, que sabe escutar e por isso, segue a missão que Lhe foi revelada pouco a pouco. E segue a missão até à doação da vida por amor, para que o egoísmo e o pecado fossem vencidos.

Para refletir:  - tenho consciência de qual é a minha missão pessoal?
                    - como
 dou a minha vida no meu dia a dia?

4º Domingo da Quaresma

1 Sam 16,1b.6-7.10-13ª / Salmo 22 /  Ef 5,8-14 / Jo 9,1-41

Pelo batismo tornamo-nos filhos da luz. Cada cristão é um sinal luminoso no mundo e, ao assumir-se por inteiro como tal, é sinal de Deus e Seu instrumento. A missão de cada um de nós existe desde que o Senhor nos criou, tal como aquele cego teve uma missão: ser sinal de Deus ao ser curado por Jesus. O milagre serviu para “se manifestarem nele as obras de Deus”. O Senhor tudo pode e por isso “O Senhor é meu pastor/nada me faltará”.

3º Domingo da Quaresma
Ex 17,3-7 / SALMO 94 / Rom 5,1-2.5-8 /  Jo 4,5-42

Que água é esta que o Senhor nos apresenta? Tal como a Samaritana, não compreendemos como poderemos ficar sem sede para todo o sempre. Que é isto de água viva?
Em cada dia buscamos o que está tão perto de nós, o que está entre tanta coisa, o que está dentro de nós.
Se a água brota e a bebemos, nos lavamos nela, ficamos saciados, limpos e prontos para, tal como a Samaritana, darmos conta desta grande alegria de descobrir Jesus.

Para refletir: Dar conta ao longo da semana, se deixo correr a água viva que recebi do Senhor ou se me fecho egoisticamente.

2º Domingo da Quaresma

Gen 12,1-4 / SALMO 32 / - 2 Tim 1,8b-10 / Mt 17,1-9

A obediência, o “sim” a Deus estão presentes em cada uma das leituras deste Domingo. E também o efeito desse “sim”. Por ele, cada um será transfigurado, isto é, modificado pela ação do Espírito de Amor.

1º Domingo da Quaresma
Gen 2,7-9;3,1-7 / SALMO 50/ Rom 5,12-19 / Mt 4,1-11

Foram estas as primeiras tentações de Jesus, ainda antes do início da sua vida pública.
E as nossas como são? O que nos tenta mais? A riqueza? o poder? a fama?
Ou são aquelas coisas miudinhas que se entrenham no nosso dia a dia, tantas vezes com aparência de bem, e nos aprisionam?

Ao longo desta semana, paremos para verificar como em cada dia nos sentimos revestidos da Fortaleza e fomos capazes de afastar o tentador.

• A Biblia
  • Palavra do Pároco